Saiba os benefícios da educação musical para as crianças

Você sabe quais são os benefícios que a música proporciona para as crianças? A lista de benefícios vai desde o aumento na concentração até a melhora do humor, ânimo e bem-estar.

Além de ser positiva para adultos, a música é também uma grande aliada para os pequenos. As músicas infantis proporcionam um aumento do vocabulário, melhora na coordenação motora e desenvolvimento de habilidades físicas e emocionais. 

Qual o objetivo da educação musical?

A educação musical tem como objetivo proporcionar uma formação humanizada dos estudantes e desenvolver habilidades motoras, intelectuais e sociais por meio da música.  Além de desenvolver habilidades específicas relacionadas à música, como a expressão, os ritmos e a sensibilidade.

Uma das maiores vantagens de iniciar a educação musical ainda na infância é o fato de que a música é um meio de expressão acessível para as crianças, além de ser uma atividade lúdica e prazerosa para elas. A importância da educação musical é reconhecida por lei: desde 2008, é obrigatório incluí-la no currículo escolar do ensino básico em instituições públicas e privadas no Brasil.

Entenda os benefícios da educação musical

– Desenvolvimento neurológico

Estudos realizados pela Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, constataram que estudar música melhora as funções do cérebro associadas à memória, atenção, organização e ao planejamento do futuro. Isso acontece porque a prática de música exige disciplina, coordenação motora, foco, senso rítmico e estímulos visuais e auditivos. 

– Maior controle sobre o corpo 

Ao envolver a música em atividades, sejam elas brincadeiras ou até mesmo ao aprender a tocar um instrumento, as crianças precisam usar a coordenação para realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Esse dinamismo colabora para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, sociais e cognitivas e aumentam a expressividade e a coordenação rítmica.  

– Aprendizado interdisciplinar

A teoria musical tem uma linguagem matemática, mas as letras podem ser carregadas de informações que auxiliam na aquisição e expansão do vocabulário e nos conhecimentos gerais. A música também ajuda a desenvolver a leitura, a comunicação e a dicção. 

– Melhora na disciplina

Aprender um instrumento musical exige organização, disciplina, foco e consistência. É preciso também lidar com a paciência e com a força de vontade, já que os resultados levam tempo para serem alcançados.

– Desenvolvimento emocional

As atividades coletivas realizadas em aulas de musicalização promovem a socialização, o espírito colaborativo e o desenvolvimento emocional. A criança aprende que errar e ter dificuldades faz parte do processo. 

– Desenvolvimento da autoestima

Ao explorar as habilidades musicais, é possível mostrar para as crianças que elas podem ser boas em várias coisas ao mesmo tempo e que com prática, esforço e disciplina, é possível aprender qualquer coisa. Isso vai permitir que a criança se sinta valorizada por ser boa em coisas diferentes e por ser capaz de aprender e desenvolver habilidades novas e diversas.

– Estímulo da criatividade

A música está diretamente ligada à criatividade. Por meio da música, a criança aprende a explorar as possibilidades, a fazer experimentações e a pensar fora da caixa.

– Melhora na concentração

Ao estudar música, as crianças desenvolvem os lados direito e esquerdo do cérebro, o que proporciona estímulos às habilidades linguísticas, ao raciocínio lógico e às aptidões matemáticas, tanto em cálculos quanto em comparações.

fonte: Letras.mus.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.