Presidente da FC fala sobre o Conservatório de Música, TV Educativa e incentivo para bolsistas

por Danilo Gabriel e Melissa Eichelbaun

Desde o dia 1º de janeiro deste ano a Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa tem um novo presidente: Alberto Schramm Portugal. Com novos desafios e obstáculos por conta da pandemia, o presidente já fazia parte da equipe da Fundação nos dois últimos anos, cuidando da área de Patrimônio Cultural.

A equipe da Fluencia Cultural entrevistou Alberto Portugal e você confere nessa série de reportagens quais são os planos e projetos da Fundação de Cultura para a classe artística de Ponta Grossa. 

FC: Em Foz do Iguaçu, a prefeitura criou uma Bolsa de Estudo e Pesquisa a pessoas físicas nas áreas de arte, cultura e patrimônio cultural. A lei é mais um instrumento de fomento às políticas públicas culturais e estimula as pesquisas em diferentes áreas. Em Ponta Grossa, existe a possibilidade de implementar algo parecido?

AP: Nós temos um projeto de grupos de bolsistas para fornecer suporte material para artistas. O contrato é de 1 ano, podendo ser renovado por mais um. São 4 grupos que contemplam essas bolsas: Coro da Cidade, Orquestra, Banda Lyra e o Grupo de Teatro. Além disso, já temos o projeto para a criação de uma companhia de dança municipal. 

Vamos propor um programa de estágio em articulação cultural. Esse ano eu não consigo abrir porque não tenho orçamento para isso, mas o trabalho e o projeto já existem. Nosso objetivo é trazer estudantes de áreas que tenham relação com arte e desenvolver projetos de pesquisa e projetos nos bairros. 

FC: Sobre o Conservatório de Música há possibilidades de torná-lo mais acessível para pessoas com menos oportunidades?

AP: Nosso maior objetivo é oferecer mais possibilidades para os alunos. O conservatório está parado por conta da pandemia. Já estamos vendo contratação de professores. Esse ano será diferente e não será uma empresa que irá gerenciar as aulas. Iremos licitar grupos de horas aulas, então quem tiver MEI e poder comprovar experiência irá poder participar da licitação.

Além disso, vamos incluir 6 instrumentos populares e o processo seletivo será mais ameno. Vamos ter também um programa de alfabetização cultural nos bairros, que será para as pessoas que têm menos oportunidades de pagar aulas particulares. Nós já temos os repertórios do Coro, Orquestra e Banda Lyra e será 100% diferente. O nosso processo nesse momento é descentralizar e ressignificar e formar público.

FC: O que é possível usar de espaços da fundação?

AP: Sempre temos que nos atentar ao decreto vigente do momento. O óbvio que não podemos aglomerar, mas todos os pedidos são analisados com carinho, com cautela, não estamos dizendo não, mas cada caso é um caso. 

FC: Com a área do audiovisual crescendo cada vez mais aqui na cidade, há algum plano para modernizar e abrir mais espaço na TV Educativa?

AP: A TV tem um Conselho de Curadores e tudo tem que passar por lá. Ela vai ser utilizada para divulgação dos artistas sim. Hoje a estrutura é precária de quando ela foi criada, então nós temos que trabalhar com isso e ir melhorando. Assim que a pandemia passe, o programa da educação vai ser mantido, mas queremos incluir uma programação local muito maior. A TV tem que ser cultural, informativa, educativa é esse o objetivo sempre. 

Para ter uma programa na TV Educativa o que mais precisa é atender os requisitos da TV. Você pode comprar um horário e vender as publicidades que irão passar nos blocos ou pode propor um programa cultural sem vender nada. Nos dois casos tem que apresentar um projeto piloto para o Conselho. Atualmente o ideal é quem puder propor um programa e ter a própria produção e equipamentos. 

Confira a primeira parte da entrevista do presidente da Fundação de Cultura de Ponta Grossa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.